sábado, 15 de fevereiro de 2025

Pinel e a humanização de pacientes psiquiátricos

Philippe Pinel (1745-1826) foi um médico francês considerado um dos fundadores da psiquiatria moderna. Ele é conhecido principalmente por ter humanizado o tratamento de pessoas com transtornos mentais. Antes de Pinel, os pacientes psiquiátricos eram frequentemente acorrentados e tratados como criminosos.

Ao se tornar diretor do asilo de Bicêtre, em Paris, Pinel tentou remover as correntes dos pacientes, promovendo um ambiente mais humano e respeitoso. Ele acreditava que as doenças mentais tinham causas naturais (como condições médicas e ambientais) e não eram possessões demoníacas ou punições divinas, como visto na cultura da época.

Pinel também enfatizou a importância da observação clínica cuidadosa, da escuta ativa, que incluía diálogo, atividades ocupacionais e estímulos sociais para ajudar na recuperação dos pacientes. Sua abordagem foi revolucionária.

Nenhum comentário:

Insuficiência da psiquiatria x psicologia

Os fármacos têm sua importância, mas, não articulam a existência. A existência não é determinação causal. A causa, vem do pensamento cartesi...