segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ACP - Como poderei oferecer uma relação de ajuda?

1. Poderei conseguir SER de uma maneira que possa ser aprendida pela outra pessoa como merecedora de confiança, como segura ou consistente no sentido mais profundo do termo?
2. Poderei ser suficientemente expressivo enquanto pessoa para que o que sou possa ser comunicado sem ambiguidades ?
3. Serei capaz de vivenciar atitudes positivas para com o outro - atitudes de calor, de atenção, de afeição, de interesse, de respeito ?
4. Poderei ser suficientemente forte como pessoa para ser independente do outro ?
5. Estarei suficientemente seguro no interior de mim mesmo para permitir ao outro ser independente? Poderei dar-lhe liberdade de ser ? Ou sinto que ele deveria seguir meus conselhos, ou permanecer um pouco dependente de mim, ou ainda tomar-me como modelo ?
6. Poderei permitir-me entrar completamente no mundo dos sentimentos do outro e das suas concepções pessoais e vê-los como ele os vê, a ponto de perder todo desejo de avaliá-lo ou julgá-lo?
7. Poderei aceitá-la como ela é? Ou poderei apenas colhê-la condicionalmente, aceitando alguns aspectos da sua maneira de sentir e desaprovando outros, silenciosa ou abertamente?
8. Serei capaz de agir com suficiente sensibilidade na relação para que meu comportamento não seja percebido como uma ameaça?
9. Poderei libertá-lo do receio de ser julgado pelos outros?
10. Serei capaz de ver esse outro indivíduo como uma pessoa em processo de tornar-se ela mesma, ou estarei prisioneiro do meu passado e do seu passado ? .
Fonte: Rogers, C. 1985. Torna-se Pessoa. 6a Edição. Editora WMF Martins Fontes, São Paulo.

Nenhum comentário:

Síntese 2023

Última semana de atendimentos do ano, você também não viu passar? Assim, como o tempo se dá, veloz, foram os acontecimentos que traspassaram...