sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Salve Geral - o outro lado



Há alguns meses assisti "Salve Geral", um filme interpretado por Andréa Beltrão (Lucia) e Lee Thalor (Rafael). A história é simples, ela passa o filme inteiro tentando tirar seu filho da prisão, e em suas frequentes visitas se envolve em coisa errada. Acaba sendo usada por uma ruiva, em algumas missões ligadas à organização criminosa. Havia uma crise entre o Comando pela luta interna de poder, e aliado a isso, um confronto dos presidiários com o sistema carcerário.

Uma das cenas que me chamou atenção no filme, foi quando ela, Lucia, encontra-se com sua irmã, e juntas assistiam aos noticiários na tv. Os ataques começaram; ônibus sendo queimados, lojas, assassinatos. Logo, a irmã começou a xingar, dizendo que deveria existir pena de morte para esses "animais" que além de irem pra cadeia, saem dela para destruir vidas e causar inferno, como se tivessem direito de exigir algo da sociedade. Lucia certamente não concordou. A essa altura, estava do outro lado da história. Disse: - Não é bem assim...

Hoje li 2 Sam 11. A famosa história de Davi e Bate-Seba, onde Urias foi morto injustamente. Sinceramente, tive uma revolta contra Davi. Como ele pôde ter sido tão covarde? O que me confortou foi o último verso do capítulo, onde diz: "Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor." Foi como se aquele verso me dissesse: a justiça será feita. E então me deu um alívio.

Mas não é sobre isso que quero comentar. Hoje quero enxergar o outro lado da história. O lado do pecador. Como eu agiria sendo Lucia, com um filho de 18 anos na cadeia? Como eu agiria sendo Davi diante de uma tentação, e a possível resolução de um problema? 

Somos pecadores, e mesmo não percebendo, estamos na maior parte do tempo do outro lado da história. Ao passo que tentamos nos conformar com os nossos erros quando pecamos, quando a situação se reverte, temos às mãos pedras para atirar em quem pecou. Não sei quem é pior na história, penso que diante de Deus, somos igualmente pequenos e carentes de Sua graça. No final das contas, não entendemos nada sobre o amor.

Ele sempre será o meu exemplo. Alguém que diante de um erro, estava sempre preparado a escolher o caminho certo. Alguém que diante de um ladrão, convidou-o a estar no Céu.

E você... de qual lado decide estar?

(escrito em 2010)

Nenhum comentário:

Síntese 2023

Última semana de atendimentos do ano, você também não viu passar? Assim, como o tempo se dá, veloz, foram os acontecimentos que traspassaram...