quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Amadurecer

 Acredite: as pessoas amadurecem.


Tenho revisitado, de maneira pessoal, histórias e pessoas com quem já convivi - a maioria deles, perdi o contato ao longo dos anos. A cada mundo que eu acesso, me surpreendo. Minha primeira impressão: Hoje, fulano(a) jamais faria aquilo. E quanto a mim: Não acredito que pude pensar e agir daquela forma. Gostaria de me desculpar com tantas pessoas.

Atualmente me considero otimista em relação a recomeços, mudanças individuais, novas trajetórias e perspectivas. Se assim não fosse, jamais teria escolhido a Psicologia como minha segunda graduação e a Fenomenologia Existencial como abordagem (nada determinista).

Sobretudo, acredito na riqueza do tempo e na possibilidade do perdão à escolhas imaturas, completamente concernentes à época em questão.

Não que, necessariamente, a relação do passado será reconstruída. Dificilmente isso acontece. Mas, compreender essa situação como algo que sempre esteve sujeito ao tempo de maturação, nem sempre é negativo para quem fez parte da vivência. Entende?

Bom amadurecimento para a gente.

"Sinto, logo existo." Soren Kierkegaard
Lívia Longo | Psicóloga
CRP 06/168309

#amadurecer #florescer #amadurecimento #mudanças #tempo #perdão

Nenhum comentário:

Insuficiência da psiquiatria x psicologia

Os fármacos têm sua importância, mas, não articulam a existência. A existência não é determinação causal. A causa, vem do pensamento cartesi...