quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Terapia x Psicoterapia

 “É terapêutico, mas não é psicoterapia.”

Existem milhares de tipos de terapia que auxiliam no alívio do estresse emocional. Incluindo terapias medicinais, físicas, ocupacionais, artesanais e até espirituais.

Cada uma tem a sua missão bem fundamentada e podem guiar os indivíduos a uma aparente melhora, algum nível de desafio e autoconhecimento. São válidas, sim. Mas, até quando/to são substanciais?

Existem terapias que são terapêuticas, no entanto, nem todas são - de fato - psicoterapia, pois, não implicam na totalidade do ser, mas em questões pontuais ou objetivas. A maioria, soluciona até o “limite da existência”.

A partir daí, entramos em uma zona subjetiva, desconhecida e pouco explorada, onde normalmente se encontram as crises humanas.

Há um lugar que compete à Psicoterapia e essa é uma caminhada mais árdua, profunda e confusa. E sabe porque? Ao indivíduo pertence a complexidade da vida, e essa, jamais será conselheira.

À ela não cabe a certeza, mas a dúvida.

🪷 Faz sentido para você?

"Sinto, logo existo." Soren Kierkegaard
Lívia Longo | Psicóloga Clínica
CRP 06/168309

Nenhum comentário:

Insuficiência da psiquiatria x psicologia

Os fármacos têm sua importância, mas, não articulam a existência. A existência não é determinação causal. A causa, vem do pensamento cartesi...