quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Friedrich Nietzsche


Friedrich Nietzsche (1844 -1900), conhecido por sua declaração "Deus está morto", afirmou que a religião havia perdido lugar na cultura secular, o que oferecia a oportunidade de construir uma nova visão de valores com expressão de amor pelo mundo e pela vida, e não pelo além da vida, ou feitos para alcançar o paraíso.
Nietzsche questionava se a verdade realmente existia dentro da ciência ou na própria filosofia, foi um crítico dos padrões. 
Para ele, o homem construiu uma imagem de si superior ao que consegue ser, onde a civilização é vítima do pensamento, que passou a ser superior ao corpo (representado pelas sensações, instinto, subjetividade).
Acreditava que os pré-Socráticos eram os verdadeiros filósofos, pois cultuavam a Dionísio (deus da desmesura, caos, desordem); eles sim sabiam o que era a afirmação de vida: vulneráveis aos eventos da finitude humana, como à dor, à condição de perigo, à transformação constante, e aos prazeres.
Resumo L.L (Aula1 Profa. Dra. Daniela Dantas)

Nenhum comentário:

Síntese 2023

Última semana de atendimentos do ano, você também não viu passar? Assim, como o tempo se dá, veloz, foram os acontecimentos que traspassaram...