terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Logoterapia x Psicanálise


 "... Poderia dizer-me, numa única sentença, o que quer dizer logoterapia, ao menos qual a diferença entre psicanálise e logoterapia ? "... Sim", repliquei, "mas em primeiro lugar, pode o senhor me dizer com uma só sentença o que pensa ser a essência da psicanálise ? Eis sua resposta: "Durante a psicanálise, o paciente precisa deitar-se num sofá e contar coisas que, às vezes, são muito desagradáveis de contar." Ao que retruquei imediatamente com o seguinte improviso: "Bem, na logoterapia o paciente pode ficar sentado normalmente, mas precisa ouvir certas coisas que, às vezes, são muito desagradáveis de se ouvir."
Neste sentido, a logoterapia é menos retrospectiva e menos introspectiva. Ela concentra-se mais no futuro, ou seja, nos sentidos a serem realizados pelo paciente no seu futuro. Confronta o paciente a torná-lo consciente de um sentido que pode contribuir para superar a neurose; e não na sua mera gratificação e satisfação de impulsos e instintos, ou na mera reconciliação das exigências conflitantes de id, ego e superego, ou na mera adaptação do sujeito à sociedade e seu ambiente.

Nenhum comentário:

Síntese 2023

Última semana de atendimentos do ano, você também não viu passar? Assim, como o tempo se dá, veloz, foram os acontecimentos que traspassaram...